segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Barreira na comunicação organizacional. Fabio,Mauricio,moacir

personalidade...mal-humor:????
diretrizes da organização posse de poder???
excesso de informaçã:????
mensagens incorretas:????

Barreiras na comunicação

Na organização além das barreiras gerais ou comuns no processo de comunicação , encontran-se outras especificas a comunicação das organizações.

As barreiras são problemas que interferem na comunicação ou dificultam.São os “ RUIDOS” que prejudicam a eficácia comunicativa.

Existem vários tipos de barreiras como por exemplo:

Barreiras mecânicas ou físicas: barulhos, e fatores físicos no ambiente da organização

Barreira fisiológicas: são relacionados aos problemas genéticos pessoais.

Barreiras semânticas: que decorrem do uso inadequado da linguagem não comum ao receptor.

Barreiras psicológicas: são os preconceitos que fazem com que a comunicação fique prejudicada

Nas organizações as barreiras mais freqüentes são pessoais , administrativas,excesso de informação e informações incompletas.

  • PESSOAIS: tudo depende da personalidade das pessoas e estado de espírito das emoções e valores, da forma com que cada uma se comporta diante de determinados contextos.
  • ADMINISTRATIVAS: decorre da forma como a organização atua, como cita Thayer em uma obra sua , são 4 as condições . distancia física, especialização das funções, relação de poder, posse de informações.
  • EXCESSO DE INFORMAÇÃO: bastante presente na atualidade, diante de tantas transformações no mundo talvez seja uma das maiores barreiras, pois com o mundo cada vez mais globalizado, mais informação vai ser jogado dentro da organização, lidar com isto requer muito conhecimento.
  • COMUNICAÇÃO INCOMPLETA OU PARCIAL ou incorreta: são aquelas informações distorcidas fragmentadas ou sujeitas a duvida, depende muito do receptor entender o que é passado a ele.
qual destas barreiras se encontra mais presentenas organizações que voces convivem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário