



Barreiras na comunicação
Na organização além das barreiras gerais ou comuns no processo de comunicação , encontran-se outras especificas a comunicação das organizações.
As barreiras são problemas que interferem na comunicação ou dificultam.São os “ RUIDOS” que prejudicam a eficácia comunicativa.
Existem vários tipos de barreiras como por exemplo:
Barreiras mecânicas ou físicas: barulhos, e fatores físicos no ambiente da organização
Barreira fisiológicas: são relacionados aos problemas genéticos pessoais.
Barreiras semânticas: que decorrem do uso inadequado da linguagem não comum ao receptor.
Barreiras psicológicas: são os preconceitos que fazem com que a comunicação fique prejudicada
Nas organizações as barreiras mais freqüentes são pessoais , administrativas,excesso de informação e informações incompletas.
- PESSOAIS: tudo depende da personalidade das pessoas e estado de espírito das emoções e valores, da forma com que cada uma se comporta diante de determinados contextos.
- ADMINISTRATIVAS: decorre da forma como a organização atua, como cita Thayer em uma obra sua , são 4 as condições . distancia física, especialização das funções, relação de poder, posse de informações.
- EXCESSO DE INFORMAÇÃO: bastante presente na atualidade, diante de tantas transformações no mundo talvez seja uma das maiores barreiras, pois com o mundo cada vez mais globalizado, mais informação vai ser jogado dentro da organização, lidar com isto requer muito conhecimento.
- COMUNICAÇÃO INCOMPLETA OU PARCIAL ou incorreta: são aquelas informações distorcidas fragmentadas ou sujeitas a duvida, depende muito do receptor entender o que é passado a ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário