Através destes dois questionários abaixo, com algumas questões referente a “Comunicação nas Organizações” podemos ver como é complexa a comunicação organizacional, nos seus mais variados segmentos.
Olhe, veja e opine sobre este tema tão complexo!!
Priscila Mathias Rosa
Jornalista e Editora - Teve Cultura do Vale - RS
Olhe, veja e opine sobre este tema tão complexo!!
Priscila Mathias Rosa
Jornalista e Editora - Teve Cultura do Vale - RS
1- Como é entendido o papel da comunicação dentro do contexto da TV Cultura do Vale?
Por sermos uma empresa de comunicação nos comunicamos o tempo todo interna e externamente. Não só na nossa empresa, mas também nas empresas como um todo, a comunicação é fundamental para se ter um relacionamento com o público alvo que pretende-se atingir. No nosso caso, tudo o que produzimos é para nos comunicar com o público que nos assiste, e nos comunicarmos bem está diretamente ligado com o sucesso da nossa programação.
2- Há uma preocupação em estabelecer uma comunicação aberta nas relações existentes dentro da TV, assim como fora dela?
Dentro da TV, cada um tem um papel bem específico, é como se fossemos um trem onde toda a engrenagem precisa funcionar bem, e para isso, obviamente, se comunicar bem também. Se uma peça dessa engrenagem não funciona, ou seja, não se comunica, o resultado final é prejudicado. Para que isso não aconteça existe um fluxo interno de comunicação que funciona entre setores por e-mail e dentro do mesmo setor verbalmente. Dentre muitas formas estudadas, essa é a que mais deu resultado, e funciona. Fora isso, em quase todos os programas são colocados e-mails e telefones a disposição do público, isso para que ele participe da programação dando dicas e sugestões sobre aquilo que assistiu ou sobre aquilo que ele quer assistir.
3 - Qual o papel do departamento de Marketing/Comunicação no estabelecimento destas relações?
O departamento de marketing trabalha em duas linhas: uma delas é a que delimita a linha que a programação vai seguir- ela está diretamente ligada no interesse do público, quer dizer, o que ele quer assistir, Outra linha é a de captação de recursos, o departamento analisa qual a linha do programa e com quais empresas ela se identifica.
4- Quais são os esforços de comunicação da TV Cultura do Vale para auxiliar no fluxo interno de informações?
Existe uma preocupação diária e contínua para que a comunicação interna funcione, ela precisa funcionar. Se ela não funcionar internamente fica impossível de estabelecer uma relação de comunicação com o público externo. A linha de ação para melhorar o fluxo é estabelecida dependendo da situação.
5- Qual(is) a(s) principal(ais) barreiras observada(s) nos processos comunicacionais promovidos na TV?
Temos que estar sempre inovando nos temas dos nossos programas para que as pessoas se interessem em assistir, então essa seria uma das principais barreiras, já que hoje as pessoas possuem muitas formas de se informar como: tv aberta, a cabo, internet, sites de relacionamento, rádio e TV, hoje ocupamos apenas “uma fatia dessa pizza”. Outro aspecto fundamental para que o processo comunicacional tenha resultado é envolver as pessoas nisso- perguntar as opiniões delas. 6- Qual o papel dos diretores, gerentes e gestores em geral neste contexto?
Os diretores apresentam os objetivos, quer dizer: onde se quer chegar, em seguida a linha editorial e os gestores fazem uma reunião e chegam na forma ideal de como isso será feito. A partir disso a editoria e gestores trabalham lado a lado, isso para que ambos cheguem no mesmo objetivo, apresentado pelos diretores.
Os diretores apresentam os objetivos, quer dizer: onde se quer chegar, em seguida a linha editorial e os gestores fazem uma reunião e chegam na forma ideal de como isso será feito. A partir disso a editoria e gestores trabalham lado a lado, isso para que ambos cheguem no mesmo objetivo, apresentado pelos diretores.
Maria do Carmo Giacobbo
Supervisora de Comunicação – Lojas Colombo S/A
1- Como é entendido o papel da comunicação dentro do contexto das Lojas Colombo?
A comunicação é uma importante ferramenta para o marketing em qualquer organização. No segmento do varejo ela assume um papel ainda mais relevante. Através dela é implementada a construção da marca e a ativação dos pontos de contato com o consumidor para a geração da venda. Nosso core business e a concorrência acirrada do segmento balizam uma presença constante nos veículos de comunicação.
2- Há uma preocupação em estabelecer uma comunicação aberta nas relações existentes dentro das Lojas Colombo, assim como fora dela?
Sem dúvida. A comunicação deve ser calcada em transparência em todos os momentos, visando estabelecer relacionamentos sólidos e duradouros.
3 - Qual o papel do departamento de Marketing/Comunicação no estabelecimento destas relações?
Em nossa organização o departamento promove a convergência dos diversos canais, bem como o gerenciamento e uniformização de conteúdos, atuando no sentido de estabelecer a comunicação com os mais diversos públicos, de forma transparente. O objetivo é garantir que o cliente, interno ou externo, seja assistido em suas necessidades, buscando sua fidelização.
4- Quais são os esforços de comunicação das Lojas Colombo para auxiliar no fluxo interno de informações?
Existem investimentos importantes em canais de comunicação próprios. A TV Colombo (pioneira no varejo) é um exemplo disso. Quinzenalmente as 370 lojas da rede são atendidas por uma programação específica. Nesta mesma linha temos a revista Vitrine, também voltada para assuntos de interesse deste público. Em função da abrangência da rede, ferramentas como intranet e e-mail também assumem um papel decisivo neste contexto.
5- Qual(is) a(s) principal(ais) barreiras observada(s) nos processos comunicacionais promovidos nas Lojas Colombo?
As principais barreiras são, sem dúvida, a quantidade de informações presentes no dia-a-dia e a distância entres as unidades da rede.
6- Qual o papel dos diretores, gerentes e gestores em geral neste contexto?
O papel dos gestores passa por conduzir o processo de forma a priorizar a transparência e a eficácia. Além disso, tem participação decisiva no controle do fluxo das informações, cuja quantidade representa um desafio dentro da realidade dinâmica que marca o segmento.
Comentários em geral:
A comunicação, quando trabalhada estrategicamente junto aos demais pilares do marketing, tem sua contribuição para o negócio potencializada, pois transcende a ativação. Ela passa a representar um elo entre a organização e seus diversos públicos, produzindo o reforço de ativos como branding, relacionamento, fidelização e como conseqüência, perpetuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário