SINOPSE
A análise foi desenvolvida através da cena escolhida no filme “Estrada para Perdição”.
A história se passa no ano de 1931 e conta a história de Michael Sullivan, um menino de 12 anos que descobre que seu pai era braço direito de um grande chefão da máfia. Após presenciar um acerto de contas entre mafiosos ele acaba sendo descoberto por estes, que assassinam sua família com exceção dele e de seu pai, que conseguem escapar.
Em uma jornada pelo país Michael e seu pai passam a interferir nos negócios da máfia enquanto tentam despistar um perigoso assassino profissional que os persegue; se encaminhando para o derradeiro momento de se fazer justiça com as próprias mãos e vingar sua família vitimada.
O longa conta com as participações de Tom Hanks, Paul Newman, Jude Law e Sam Mendez, o oscarizado diretor de Beleza Americana (1999).A cena demonstra o emissor, na cadeira, que transmite uma mensagem, através do canal da fala, para que os receptores possam compreender sua colocação.
O feedback acaba sendo negativo, sob um certo ponto de vista...
O fato de ele não ter conseguido completar sua colocação na cena pode ser considerado um bloqueio na comunicação causado por uma barreira psicológica do receptor, que não queria ouvir sobre o assunto, já que este lhe comprometia.
A atitude tomada pelo receptor pode ser considerada um tipo de gerenciamento de crise, pois para evitar que sua imagem fosse abalada pela revelação do emissor, ele acaba tendo de impedir que este prossiga com o discurso.
Uma possível justificativa para a atitude do receptor é a cultura da organização em que todos eles estão envolvidos. A máfia como já retratada em muitas histórias era muitas vezes dona da verdade, da lei e até da justiça, o que acaba encorajando o receptor a tomar tal atitude.
Outro importante fator é o excesso de informações, que em qualquer tipo de organização, é considerado um dos maiores problemas. O emissor tinha posse de demasiadas informações, que não lhe diziam respeito, o que acabou gerando um feedback negativo de seu receptor.“A falta de comunicação adequada é um problema da maioria das organizações. Uma organização é uma equipe e, todos seus membros precisam saber o que ele está fazendo para que os membros possam trabalhar melhor em conjunto.”
William B. Wherther Jr.
Keith Davis
Postado por Maurício Rochenbach
Nenhum comentário:
Postar um comentário